segunda-feira, 14 de novembro de 2011

COM OS DISCÍPULOS DE EMMAUS.



COM OS DISCÍPULOS DE EMMAUS.

Assim como os Discípulos de Emaus, Lc. 24, 13 – 35, também os Discípulos da Presidente do Movimento dos Focolares, reconheceram Jesus e a sua Fundadora Chiara Lubich, ao repartir o pão e as experiências de Jesus com Emmaus, atual Presidente do Movimento dos Focolares, e os outros Discípulos e Discípulas que ficaram nas suas respectivas regiões e seus respectivos países, também tiveram a oportunidade de partilhar com Aqueles que Discípulos e Discípulas, que, frente a frente com Emmaus, trouxe as linhas gerais de um Jesus Ressuscitado as linhas gerais à ser vivido nas Comunidades do Movimento dos Focolares, e que, surpresa encontraram ao partilhar quando descobriram que as Comunidades já se puseram à Caminho, na fascinante partilha com Aquele que é o Caminho.
Todas as Comunidades do Movimento Focolare viveram em 2011 o tema da Vontade de Deus, e procuraram realizar em suas vidas a Vontade de Deus. No ano de 2012 – que estamos com um pé dentro pois o natal está aí, e o Deus Menino entre nós – o tema será: A PALAVRA. E, estamos contentes porque ao procurarmos ser a Palavra para os nossos irmãos e irmãs, também continuaremos realizando a Vontade de Deus em nossas vidas.
O nosso Ajornamento foi belíssimo, pois esta palavra para denominar o nosso Encontro veio da palavra italiana Aggiornamento, que foi pronunciada pela primeira vez pelo nosso querido Papa, de saudosa memória, João XXIII, quando convocou o Concílio Vaticano II justificando que a Igreja tinha a necessidade de se aggiornar, isto é, de colocar-se em dia com o mundo, pois o mundo tinha avançado muito e a Igreja naqueles idos de 1958 precisava interpretar os sinais dos tempos.
A Igreja somos nós, e passados mais de cinqüenta anos desta convocação, continuamos com a necessidade de nos aggiornar, por isto aportuguesamos a palavra e chamamos o nosso Encontro de atualização de AJORNAMENTO.
O nosso AJORNAMENTO foi contemplativo e operativo.
Contemplativo porque refletimos e meditamos a Palavra de Deus, quer seja pelas palestras em vídeo de Chiara Lubich, da nossa Presidente Emmaus, e ao vivo com Ana Lúcia e Ivonaldo.



Pe. Ztera, de saudosa memória, nos ensina que ao falar, (e também ao escrever este artigo) devemos ter “delicadeza, humildade e sabedoria”.
Nós que sempre preparamos as Reuniões da Comunidade e as Reuniões da Palavra de Vida devemos também viver a Palavra de Vida, porque a Palavra de Deus é também para nós vivermos com intensidade e amor.
Em 1972 foi perguntado à Chiara Lubich, o que ela nos deixaria quando ela partisse para o Paraíso Celeste; e ela respondeu que nos deixaria o evangelho para ser vivido, e afirmou: “Deixe à quem te segue, somente o Evangelho”; e continuou que devemos “manter, conservar e alargar o Ideal da Unidade”.
MANTER é conservar o Ideal da Unidade, refletir e vivenciar João 17, 23, pois assim estaremos cada vez mais unidos a Jesus e aos irmãos e irmãs da nossa Comunidade.
ALARGAR não somente nas estatísticas, mas acreditar na potência do IDEAL DA UNIDADE que Jesus nos deu – (leia todo capítulo 17 de São João) – e estar aberto para os diálogos:
1) Diálogo entre os Católicos.
2) Diálogo entre as Igrejas Cristãs.
3) Diálogo entre as Religiões (Na nossa sub-região da Bahia e do Sergipe, e, sobretudo da Bahia, podemos dialogar com a Umbanda e o Candomblé).
4) Diálogo com os que não crêem.
5) Diálogo com a cultura contemporânea. (que muitas vezes esquece de valorizar os valores já conquistados nos séculos já vividos.)
APROFUNDAR a vocação à Unidade. A nossa Presidente Emmaus nos orienta: “O nosso coração pode nos trair, pode nos distrair e pode nos salvar..... Não podemos dizer que vai tudo bem; precisamos melhorar sempre...... Devemos trabalhar para que TODOS SEJAM UM (Jo. 17, 21), mesmo que ao fazermos as tarefas mais insignificantes, façamos sempre com a disposição de que com aquela ação seja para que TODOSE SEJAM UM............. Pensem em crescer sempre com Jesus em Meio, (Mt. 18, 20); queiram-se bem, façam tudo juntos, em consenso“. E neste ano que é o ano da Palavra, anunciemos Jesus tendo-O em nosso meio, como Ele mesmo prometeu ficar entre os anunciadores da Palavra. (Mt. 28, 20).


Os eventos que as Comunidades promovem não devem ser a prioridade; a prioridade deve ser TER JESUS EM MEIO; buscar sempre o consenso e assim realizar os eventos.
A Reunião da Palavra de Vida deve ser tornar o Encontro da Comunidade, pois no Encontro da Comunidade reúne-se a família, os adultos: homens, mulheres, casados, solteiros, jovens, rapazes, moças, ... Na Reunião da Comunidade também se ler e se medita a Palavra de Vida e se conta as experiências.


COLLEGAMENTO foi uma criação inventiva de Chiara Lubich para aproveitar os avanços tecnológicos e realizar uma COLIGAÇÃO TELEFÔNICA onde toda a família do Movimento Focolare tem acesso às últimas notícias deste vasto Movimento em mais de cento e sessenta países; que, com o avanço tecnológico, cada lugar do planeta também ver, ao vivo.
No dia 13 de novembro de 2011, os membros Internos do Movimento Focolare do Brasil: Curitiba, Aracaju, Belém, Brasília, etc, e do mundo: Nigéria, Guatemala, Filipinas, etc, só para citar alguns dos mais de cento de sessenta países, escutaram e viram Emmaus, a Presidente do Movimento dos Focolares, rodeada de centenas de pessoas, que também a escutavam. Emmaus falou em italiano, e para cada país de um Focolarino ou Focolarina, traduzindo para o idioma daquele país, assim nós, mais de trezentos Internos do Movimento Focolare dos Estados da Bahia e do Sergipe, reunidos em Aracaju para o nosso AJORNAMENTO, pudemos ver e escutar Emmaus em nosso idioma: Português.
Que maravilha o avanço tecnológico.
Que a mídia seja colocada para a Glória de Deus.
Como um novo São Francisco que escutou Jesus no Crucifixo de São Damião: “Vai Francisco, reconstrói a minha Igreja”; a Emmaus disse coisa parecida: “se cada um de nós vivermos a Palavra, tenho certeza que a gente vai reconstruir a Comunidade, eu tenho certeza que vai ser assim”.
“Tem gente que pensa que está andando para traz porque o Grupo programou um Congresso, um Evento, e não conseguiu realizá-los; não se vai para traz quando não os realiza, mas sim, quando não se vive o ideal da unidade.”
“Devemos fazer um projeto para antes do evento e outro projeto para depois do evento. O projeto antes do evento para saber como realizar o evento. O projeto para depois do evento para saber como acompanhar as pessoas que participaram do evento e receberam a semente do Ideal da Unidade. O evento não é só para angariar dinheiro. Sim, também para isto.”
No nosso AJORNAMENTO refletimos sobre a DESCENTRALIZAÇÃO do Movimento dos Focolares. A descentralização se dá por meio de delegação. Delegar, como todos nós sabemos, é encarregar alguém a fazer uma tarefa em seu nome. O contrário é concentrar. Parece muito importante é dar confiança a alguém; envolver as pessoas para serem protagonistas.


DELEGAR é viver os relacionamentos trinitários. Assim como na Trindade, Deus Pai dialoga com o Deus Filho e com o Deus Espírito Santo. Deus Filho dialoga com o Deus Pai e com o Deus Espírito Santo; e o Deus Espírito Santo dialoga com o Deus Pai e com o Deus Filho; e não são três deuses, mas três Pessoas em um só e único Deus.
A Santíssima Trindade nos ensina como devemos nos relacionar com as pessoas. Ao realizar um evento devemos ter Jesus em Meio com as pessoas que o programa, mas também, se possível, devemos confrontar a idéia com os Focolarinos para aumentar o Jesus em Meio que se tem.
E´ mais importante fazer os Eventos COM as novas gerações do que fazer PARA elas.
Chiara Lubich afirma: “O Grupo da Palavra de Vida devia ser uma preparação para a Espiritualidade do Movimento dos Focolares”.
E disse ainda: “Quando a Unidade no mundo for completa não se falará em ecumenismo.”


O Papa Bento XVI reconheceu na carta que escreveu por ocasião do funeral de Chiara Lubich, em março de 2008, a Fundadora de um grande Movimento de múltiplas ações evangelizadoras.
Assim como o Papa reconheceu a nossa capacidade de realizar múltiplas ações evangelizadoras, as façamos vivendo o nosso carisma da Unidade.
Entregamos nossas vidas e nossas ações para o Louvor de Cristo.

(Esta síntese foi feita por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário