sexta-feira, 9 de julho de 2010

O REINO DE DEUS ENTRE NÓS, por Frei Severino Fernandes de Sousa

Para se conseguir ter o Reino de Deus entre nós, é preciso observar duas coisas:
1) Ter um profundo amor à cruz, que nós do Movimento Focolare reconhecemos ser o próprio Jesus quando estava na cruz exclamou: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes"; (Cfr. Mt. 27; Jo. 19); e que nós o chamamos como realmente Ele estava se sentindo: Jesus Abandonado.
2) Também é necessário praticar a Palavra de Deus.
Amar e abraçar Jesus Abandonado, unido a vivência da Palavra de Vida, é a grande experiência deste início do terceiro milênio; mas não foi só Chiara Lubich quem, em 1943 iniciou esta extraordinária aventura de vivenciar a Palavra de Deus. Todos os Santos e Santas da Igreja viveram e incentivaram viver e praticar a Palavra de Deus contido nas Sagradas Escrituras.
Foi Chiara Lubich, no entanto quem criou o método de se tirar apenas um versículo da bíblia e vivênciá-la, e chamá-la de: Palavra de Vida.
No início do Movimento dos Focolares, na década de 1940, a Palavra de Vida era diária, depois, por causa dos milhares de pessoas, em todos os continentes e em mais de 170 nações, que quiseram, experimentar viver a Palavra de Vida, e se tornar membros do Movimento dos Foclares, a Palavra de Vida, passou a ser mensal.
A experiência de amar a Cruz, de amar Jesus Abandonado e vivenciar a Palavra de Vida, faz gerar entre as pessoas um relacionamento de uma vida comunitária harmoniosa que só Jesus pode nos doar, porque Ele mesmo fica em nosso meio. (Cfr. Mt. 18, 20)
Jesus em nosso meio é o Reino de Deus entre nós.
Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário