sexta-feira, 9 de julho de 2010

O REINO DE DEUS ENTRE NÓS, por Frei Severino Fernandes de Sousa

Para se conseguir ter o Reino de Deus entre nós, é preciso observar duas coisas:
1) Ter um profundo amor à cruz, que nós do Movimento Focolare reconhecemos ser o próprio Jesus quando estava na cruz exclamou: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes"; (Cfr. Mt. 27; Jo. 19); e que nós o chamamos como realmente Ele estava se sentindo: Jesus Abandonado.
2) Também é necessário praticar a Palavra de Deus.
Amar e abraçar Jesus Abandonado, unido a vivência da Palavra de Vida, é a grande experiência deste início do terceiro milênio; mas não foi só Chiara Lubich quem, em 1943 iniciou esta extraordinária aventura de vivenciar a Palavra de Deus. Todos os Santos e Santas da Igreja viveram e incentivaram viver e praticar a Palavra de Deus contido nas Sagradas Escrituras.
Foi Chiara Lubich, no entanto quem criou o método de se tirar apenas um versículo da bíblia e vivênciá-la, e chamá-la de: Palavra de Vida.
No início do Movimento dos Focolares, na década de 1940, a Palavra de Vida era diária, depois, por causa dos milhares de pessoas, em todos os continentes e em mais de 170 nações, que quiseram, experimentar viver a Palavra de Vida, e se tornar membros do Movimento dos Foclares, a Palavra de Vida, passou a ser mensal.
A experiência de amar a Cruz, de amar Jesus Abandonado e vivenciar a Palavra de Vida, faz gerar entre as pessoas um relacionamento de uma vida comunitária harmoniosa que só Jesus pode nos doar, porque Ele mesmo fica em nosso meio. (Cfr. Mt. 18, 20)
Jesus em nosso meio é o Reino de Deus entre nós.
Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

DEUS NOS AMA IMENSAMENTE

O que é que está acontecendo.?

Já no dia 12 de janeiro deste ano de 2010, aconteceu o grave terremoto no Haiti.

No dia 27 de fevereiro deste ano de 2010 foi a vez do terremoto no Chile;

No dia 14 de abril de 2010 foi o grave terremoto na China.

No dia 24 de abril de 2010 aconteceu o desastre ecológico no Canadá, onde bilhões de litros de óleo do oleoduto marítimo que ficou derramando no mar, dia e noite, matando milhares de peixes, até o dia 06 de agosto de 2010, quando só então os operários e técnicos conseguiram estancar o vazamento,acalmando o Presidente do Estados Unidos, o Sr. Obama e com ele toda a humanidade, mas...

No dia 08 de junho, próximo passado, foi o deslizamento do morro do Bumba, no Rio de Janeiro onde centenas de pessoas morreram.

No dia 18 do mês passado, dezenas de cidades dos Estados de Pernambuco e de Alagoas, form inundados, desmoronando muitas casas, inclusive o centro da cidade de Barreiros e de Palmares - PE; foram totalmente destruidos.

E o Brasil.?. O Brasil, perdeu a copa.

No dia 05 de agosto de 2010, na mina São José, no deserto do Atacana, no norte do Chile, 32 mineradores Chilenos e um Boliviano, depois de uma explosão, ficaram soterrados durante setenta dias, depois de uma grande solidariedade humana, a nivel internacional, onde a Marinha Chilena construiu três capsulas de resgates, eo governo cheilene gastou 20 milhões de dólares, os 33 mineiros foram resgatados no dia 13 de outubro de 2010.

No dia 25 de outubro de 2010, ondas geradas por um terremoto de magnitude 7, 7 graus na escala rischer atingiu a caosta oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia,arrasado vilas inteiras e casas, deixando centenas de mortos e milhares de desabrgados.
Dia 27 de outubro de 2010, o vulcão no Monte Merapi na indonésia, entrou erupção exalando larvas quentíssimas devastando casas e matando pessoas.
Dia 28 de outubro de 2010 um maremoto atingiu uma cadeia de ilhas na indonésia deixando centenas de mortos e desabrigados, e aproximadamente 400 pessoas estão desaparecidas.

Dia 06 de novembro de 2010.
Furacão Tomas

SANTO DOMINGO, 06 Novembro de 2010 (AFP) -O furacão Tomas, que este sábado perdeu força e agora é uma tempestade tropical, provocou a evacuação de mais de 12.000 pessoas e deixou incomunicáveis 39 localidades na República Dominicana, informaram as autoridades, que mantiveram o alerta vermelho em 20 províncias.
Em um relatório publicado em sua página na internet, o Centro de Operações de Emergências (COE) dominicano informou que 12.190 pessoas tiveram que ser desalojadas de 2.438 residências devido a inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas provocadas pelo Tomas.
"As nebulosidades remanescentes associadas ao Tomas continuarão causando chuvas, as quais agora são calculadas entre 15 e 40 milímetros, podendo ser superiores nas áreas isoladas, razão pela qual se pede à população que tome medias de precaução (...) para inundações ou deslizamentos de terra", destacou o texto.
Tomas matou seis pessoas em sua passagem pelo Haiti e ainda continua causando chuvas na ilha Hispaniola, partilhada por este país e a República Dominicana, onde também há 39 localidades incomunicáveis.
Embora o serviço de meteorologia tenha suspendido o alerta de tempestade tropical, o COE manteve o alerta vermelho em 20 províncias e amarelo em outras 9.

OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2010.

EPIDEMIA DE CÓLERA NO HAITI

PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - O número de mortos pela epidemia de cólera no Haiti chegou a 800 na quinta-feira, segundo um especialista norte-americano que alertou para o risco de que a doença se espalhe para os Estados Unidos e outros países.
O surto começou há três semanas no interior do Haiti, país que ainda se recupera do devastador terremoto de 12 de janeiro.
Ezra Barzilay, epidemiologista do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA, disse que a epidemia está se agravando. "Até 8 de novembro, tínhamos cerca de 640 mortes. Hoje chegamos a 800", disse ele por telefone, do Haiti, a participantes de uma conferência médica no Mississippi.
"A situação aqui está mais sombria a cada dia. Os haitianos estão na fila (por tratamento). Os leitos hospitalares acabaram. Os hospitais estão completamente lotados", disse ele, acrescentando que os profissionais da saúde estão sendo obrigados a escolher quais pacientes atenderem.
O Ministério da Saúde do Haiti disse que até terça-feira, dia 9, havia 11.125 pessoas hospitalizadas com casos confirmados de cólera, e que 724 pacientes haviam morrido. Dez mortes aconteceram em Porto Príncipe, a capital, onde milhares de desabrigados do terremoto vivem amontoados em precários acampamentos.
Na declaração à conferência médica, Barzilay afirmou que as autoridades sanitárias dos EUA estão preocupadas com a possibilidade de que o cólera se espalhe para países vizinhos, inclusive os EUA, que ficam a apenas duas horas de voo.
Em seu site, o Departamento de Saúde da Flórida alertou que as viagens de e para o Haiti se intensificaram desde o terremoto de janeiro, graças ao fluxo de equipes humanitárias e de moradores haitianos da Flórida que foram visitar seus parentes.
"O cólera não se espalha tão facilmente em países desenvolvidos como os EUA, mas queremos assegurar que não deixaremos situações de alto risco passarem despercebidas, como o cólera em alguém que manipule alimentos, ou focos isolados", disse o departamento.
A Flórida concentra cerca de 46 por cento da população de origem haitiana nos EUA, um total de 241 mil indivíduos.
O cólera é uma doença transmitida por contaminação da água e alimentos. Especialistas acreditam que a epidemia se agravou devido a inundações causadas pelo furacão Tomas, neste mês.
Apesar do terremoto, da epidemia e do furacão, as autoridades haitianas decidiram manter as eleições presidenciais e legislativas de 28 de novembro no país.



Podemos dizer que Deus é amor.?
Sim, podemos. Deus é Amor e nos ama imensamente, com estes sinais Ele está nos dizendo que devemos cuidar melhor da criação, da natureza e do universo.

Acredite. Deus te ama imensamente, mesmo nas horas difícieis.

AS FONTES DE DEUS

A Primeira Fonte: Deus mesmo é a primeira Fonte. Deus é amor. (Cfr. 1 Jo 4, 16 )

A Segunda Fonte: O Irmão. vamos a Deus através do irmão.

A Terceira Fonte: Jesus Eucristia.

A Quarta Fonte: A Hierarquia. Devemos conhecer as Encíclias Papaia, os Documentos de Puebla; de Santo Domingo, de Aparecida, entre outros.

A Quinta Fonte: A Bíblia - Palavra de Deus.

A Sexta Fonte: A nossa liberdade humana. Podemos fazer muitas coisas, podemos até desprezar Deus mas a sabedoria nos ensina que devemos escutar a nossa voz interior que é o Espírito Santo.

A Sétima Fonte: Jesus entre nós. (Mt. 18, 20)